domingo, 3 de novembro de 2013

Apresentação

Olá, meu nome é Fernando, e por favor, não acreditem em mim...

Neste post inicial apenas quero apresentar o site, minhas intenções com o mesmo e, principalmente, explicar o título estúpido que escolhi...

Sempre quis criar outro blog, com informações, como um meio de divulgação da minha opinião e, principalmente dos conteúdos que aprendi durante minha formação acadêmica. No entanto, como cientista, acredito que a divulgação desses tipos de conteúdo nesta "mídia de massa", principalmente para leigos, apresenta dois grandes problemas: 

1- Energia: Se você trabalha com ciência, se você é um cientista (o que, no Brasil, significa que você é um pós-graduando), existe um grande dispêndio de energia nas suas próprias pesquisas, que geralmente são muito específicas, ao ponto em que, mesmo o seu amigo mais próximo, não tem a menor vontade de entender (é o que eu sempre digo pra quem esta escrevendo uma monografia ou dissertação: "Não se preocupe, nem sua mãe vai ler isso..."). Sendo que dividir a energia entre pesquisa e divulgação científica torna-se quase que insuportável, por que, queira ou não, em certo momento este cientista blogueiro (ou vlogueiro) vai ter que discorrer sobre assuntos que não estuda há muito tempo, ou até mesmo, nunca estudou a fundo, o que vai gerar uma demanda de pesquisa outra além daquela que faz parte de sua carreira acadêmica.

2- Opinião não é ciência: Gerado pelo primeiro problema, se o blogueiro (vlogueiro) cientista tentar dar conta de todos os assuntos que gostaria de opinar ou que, opina por demanda alheia, ele vai acabar, inevitavelmente, apresentando opiniões. E opinião não é ciência! Simples assim. Eu realmente sou muito fã de várias divulgadores da ciência e realmente acredito que se a ciência não tem uma finalidade educacional, ela deixa de ser ciência e se torna magia, ou pior, religião... Mas muitas vezes me deparo com grandes físicos falando completas idiotices sobre biologia, ou grandes psicólogos falando merda sobre química, e isso sempre me desmotivou a criar um meio de divulgação científica.

E por estes dois motivos é que nunca criei este blog. Até agora. Mas partindo do pressuposto que eu vou escrever coisas sobre as quais eu entendo e também, inevitavelmente, escrever um monte de merdas sobre coisas que eu desconheço, me senti livre para dar o primeiro passo. E infelizmente, o primeiro passo para se criar um blog é escolher um nome (o que, para muita gente pode parecer normal, mas no meio acadêmico é uma aberração, simplesmente porque a regra de ouro na escrita científica é deixar o título por último!).

E é por isso que decidi intitular este blog de "Não acredite nisso", porque por um lado, não quero que acreditem em mim, quero que leiam, assimilem, estudem e pesquisem sobre o assunto. E, por outro, como já disse antes, sem a pesquisa individual, o estudo e a análise critica de várias fontes, qualquer coisa vira ideologia. E esse não é meu objetivo.

Obrigado e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário